Freguesia de Tapéus
Tradições
As festas e romarias que têm lugar na maior parte das freguesias do país constituem, as mais das vezes, homenagens ou tributos a santos ou às muitas manifestações da Virgem. Espelhando a devoção religiosa das nossas gentes, perpetuam as tradições do passado e afirmam a fidelidade aos valores mais profundos da nossa cultura original.
Em Tapéus, destacámos as celebrações do Santíssimo Sacramento, cuja festa se celebra em Agosto. Também durante o Verão, desta feita no mês de Julho (segundo Domingo), presta-se tributo na freguesia ao símbolo maior de devoção nacional, com a festa de Nossa Senhora de Fátima. Santa Bárbara é festejada no segundo Domingo de Fevereiro, ao passo que as comemorações da Senhora da Esperança têm lugar a vinte e cinco de Dezembro. A festa da Senhora do Círculo realiza-se por alturas da Pascoela e o Santo António, por razões óbvias comemorado a treze de Junho, é brindado com festejos bastante animados.
A Feira Mensal, ponto de mercancia e encontro de características populares, realiza-se no último Domingo de cada mês.
Os jogos populares fazem também parte da cultura mais antiga de Tapéus, aliás como de todo o concelho em que esta freguesia se insere. Estes jogos constituem actividades lúdicas, possuindo uma uma grande componente etnográfica e social. Nas eras anteriores ao advento da televisão ou das novas tecnologias surgidas no século transacto, constituíam o maior instrumento de diversão e relaxamento do povo da região. Deixámos aqui a descrição de alguns dos jogos populares em toda a região, em jeito de homenagem ao seu património de usos tradicionais.
Jogo da Malha
A Malha deve jogar-se à distância oficial de vinte e cinco metros, as equipas são sorteadas quinze minutos antes do início do jogo e começa o jogo a equipa que tiver sido seleccionada em primeiro lugar. As equipas mudam de campo sempre que se iniciar uma nova partida. As segunda e terceira partidas são começadas pela equipa que perdeu a anterior. Cada jogo termina quando são completadas três partidas.
A pontuação distribui-se da seguinte forma: são contados seis pontos para cada derrube de pinoco; após quatro lançamentos, contam-se três pontos para a equipa que tiver a malha mais próxima do pinoco; de cada vez que se vencer uma partida contam-se três pontos.
Jogo do Pião
Este jogo era praticado essencialmente pelos mais jovens. Depois de fazer um círculo no chão, os jogadores deitavam um pião a girar no meio desse círculo. Os outros participantes lançavam os seus piões, de modo a mandar o primeiro para fora do círculo e, deste modo, ficar com ele.